Hoje é dia de falarmos neste filme! Sinceramente, foi uma agradável surpresa.
Hidden Figures (Elementos Secretos em português) abre-nos os bastidores do que se passa na NASA nos anos 60, altura durante a qual os EUA viviam tempos de segregação racial. Ora, este filme fala da história real de três mulheres negras que são uns autênticos crânios das engenharias: Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe). É uma história real com problemas reais.
Este filme não se cinge somente a aspectos raciais, mas também a descriminação de género. Apesar de no seio da NASA o último problema não ser tão pronunciado como o filme coloca, quando uma das personagens quer continuar os estudos vê-se não só obrigada a apresentar-se a um juiz a pedir autorização para frequentar uma escola só para alunos brancos e que também nunca formou uma mulher.
A NASA para além de ser uma referência em termos internacionais por ser pioneira em alguns feitos espaciais e astronómicos, é também pioneira no que toca aos problemas sociais. Afinal estas mulheres fazem parte de uma "casta inferior" e mesmo assim conseguiram superar todos os Nãos! Damos o exemplo da situação das casas de banho (que por sinal, foi vivida por Mary e não por Katherine, Katherine deixou de respeitar essa segregação).
Em termos de elenco para além da participação das três atrizes já referidas contamos ainda com a participação de Kevin Costner (como Al Harrison, o director do Programa) e de Jim Parson (como Paul Stafford, um dos colegas de Katherine). Que ironia esta? O Sheldon da Teoria do Big Bang num filme sobre a NASA! Outra curiosidade sobre as personagens e a sua interação com o elenco: Taraji Henson esteve com a própria Katherine. Katherine mostrou-se muito humilde e até referiu que não percebia o que é que a vida dela tinha de tão interessante.
Outro aspecto que temos de salientar deste filme são certas cenas são as reais! O que não temos memória de haver algum filme com esta ponte entre o que é real e o que é adaptado para o filme.
É um excelente filme e cheio de relatos de primeiras vezes! Está muito aprovado por nós!
Dorothy, Katherine e Mary (da esquerda para a direita) |
Sem comentários:
Enviar um comentário