terça-feira, 11 de outubro de 2016

E os Nomeados para o Nobel são ...

Uma Mente Brilhante (2001)

Inspirado na história de John Nash Jr., vencedor de 4 Óscares em 2002 estando entre eles o Óscar para melhor filme e para melhor atriz no papel secundário. Uma Mente Brilhante (Título em português) é um filme autobiográfico que relata a ascensão até ao prémio Nobel da economia de John Nash em 1994. O filme mostra o percurso atribulado devido à condição psiquiátrica de Nash bem como a forma que ele arranjar para conseguir ultrapassá-la.  Dos melhores filmes que podem existir. Merece ser visto e revisto sem moderação! 


Invictus (2009)

Invictus é um filme autobiográfico sobre Nelson Mandela, vencedor do prémio Nobel da Paz em 1993. Após 27 anos de prisão  Mandela é libertado e torna-se presidente da África do Sul. Num tempo dominado pelo apartheid, cabe a Madiba (nome de tribo de Nelson Mandela) tentar acalmar os ânimos entre brancos e negros. Para isso, Mandela acaba por recorrer ao râguebi para tentar arranjar um objetivo comum para ambas as raças: vencer o Campeonato Mundial de râguebi. Mais um filme que promete um bom bocado. Arriscamo-nos a dizer que é um must see!


He Name Me Malala (2015)

Malala Yousafzai é uma adolescente ativista dos direitos das mulheres e jovens, tornando-se a pessoa mais nova a ser premiada com um Nobel da Paz em 2014.
Este documentário é sobre a curta vida da mesma, tendo apenas na atualidade 19 anos, esta já conquistou e incentivou muitas pessoas pelo mundo com os seus discursos e influencias. No espaço de 1h e pouco conseguimos entrar um pouco na sua infância, a origem do seu nome, dos ataques Talibã, da sua tentativa de assassinato, a sua recuperação e principalmente na sua luta contra a desigualdade.
É um documentário que inspira e sem dúvida nos deixa a pensar … Que num mundo tão grande e vasto, o que é tomado como garantido e desvalorizado para uns, para outros é um bem precioso.


Selma: A Marcha da Liberdade (2014)

Martin Luther King não necessita de apresentações, um ativista e lutador a favor da igualdade das pessoas de cor ganha vida neste filme que nos conta os detalhes da incógnita marcha desde Selma a Montgomery, Alabama em 1965. Tudo para conseguir o direito ao voto.
Um filme imperdível, com a estupenda atuação de David Oyelowo.  


Sem comentários:

Enviar um comentário