sábado, 14 de janeiro de 2017

Uma Biblioteca Monstruosamente Bela



Sai no dia 16 de março o remake do filme de A Bela e o Monstro, agora numa versão mais realista. O trailer do filme deixa-nos antever alguns interiores faustosos onde imperam o dourado e as formas irregulares lembrando-nos os grandes salões do rococó europeu…

Há, contudo, uma sala muito específica do filme que, cremos, todos gostávamos de ter em nossa casa. No filme animado era uma sala que tinha estado fechada, enorme, com grandes janelões que se encontravam fechados por pesadas cortinas… Aquela sala onde se guardava aquilo que Bela gostava mais. Exato: a biblioteca! Depois do salão de baile esta era, sem dúvida, o interior mais mediático do filme!

Resultado de imagem para beauty and the beast 2017 library

O fascínio causado pela biblioteca de A Bela e o Monstro motivou alguns a procurarem quais as bibliotecas europeias que poderão ter servido de inspiração à Disney. Kate Scott apresentou uma lista de cinco: duas na Áustria (na Abadia de Admont e na Abadia de Melk), uma na Suíça (Abadia de Saint Gall), outra na República Checa (Biblioteca Nacional) e a última em Portugal.

Quem pensar que Kate Scott se referia à Biblioteca de Mafra que se desengane… Apesar das suas dimensões, dignas dum delírio fantástico (daqueles que só D. João V tinha), não é a esta biblioteca que a nossa amiga se refere, mas antes a um outro delírio joanino, mais modesto nas dimensões, mas igualmente aparatoso. Quem estuda em Coimbra sabe ao que nos referimos… Nada mais, nada menos que a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.

Biblioteca Joanina - Universidade de Coimbra

Claro que o trailer do filme que vai sair em breve não podia esquecer uma cena como a da biblioteca. Não sabemos se Bill Condon leu a lista de Kate Scott, mas o que é certo é que a biblioteca palaciana que nos é apresentada no trailer é muito similar a uma das cinco referidas pela autora e, informamos, é a única que pertence à Península Ibéria.

Sim! A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra foi a feliz contemplada com a graça de ser eleita como o cenário duma das cenas mais emblemáticas do filme! Atenção: a cena não foi lá filmada, pelo menos aparentemente, mas o espaço foi criado tomando esta biblioteca portuguesa por inspiração! As colunas seguem o mesmo desenho, a estantes têm a mesma decoração e disposição no espaço... Vejam as fotos e confirmem com os vossos próprios olhos!

Biblioteca Joanina - Universidade de Coimbra

Biblioteca Joanina - Universidade de Coimbra
Dito isto, só nos resta uma coisa: esqueçam ir com os vossos parceiros aos cenários de Hogwarts, visitar Coimbra é mais barato, mais perto, mais seguro e, agora, se forem fãs do filme, muito mais romântico! Visitar a Biblioteca Joanina, seja com a nossa Bela, seja com o nosso Monstro, ou seja sozinho(a) é obrigatório e pode ser uma experiência única, quem sabe se na viagem não encontramos, também, uma Bela, ou um Monstro, para nós próprios(as)!

Fica a saber que outros filmes vão estrear este ano clicando aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário