domingo, 1 de novembro de 2015

Behind the Director - Alfred Hitchcock (parte II)

Biografia____________________________________

 


Alfred Joseph Hitchcock nasceu em Londres a 13 de Agosto de 1899, filho de Emma e William Hitchcock. Com um pai autoritário e sempre presente, o realizador em tenra idade sempre foi um pouco solitário e excêntrico. Vindo de uma família católica, não seria de esperar outra coisa que não a educação feita em colégio católico, situado num convento durante 2 anos, sendo que por motivos de negócios do pai, no ano de 1908 mudou de cidade e também de escola, para o St. Ignatius College, fundado em 1894 por jesuítas e conhecido pela enorme disciplina. Até aos 14 anos nessa escola, distinguiu-se como um dos alunos mais aplicados no primeiro ano que lá esteve, recebendo mesmo um prémio. No seu último ano ficou conhecido como “Cocky”, que significa arrogante. Ao sair desta escola começou a estudar Engenharia e ao mesmo tempo a tirar cursos de desenho na Universidade de Belas Artes. Mas com a morte do pai no ano de 1914 durante a 1ª Guerra Mundial levou a uma mudança de cidade e de vida. Esta mudança levou a que em 1920 ao ler uma revista de cinema norte americana nos trouxesse um dos melhores de sempre. É aí que conhece Alma Reville, a sua companheira de vida. Depois vem a fase de cinema que nós vamos dar um cheirinho já aqui em baixo. Em 1980 recebe das mãos da Rainha Elizabeth II a maior distinção da coroa britânica, sendo que faleceu 4 meses depois com insuficiência renal.


Cinematografia_______________________________






Alfred Hitchcock é conhecido como um mestre do cinema de terror e do mistério, tendo introduzido no cinema uma estranha interação entre os personagens e o público. Porém o seu primeiro filme é um romance, The Pleasure Garden (1925) que conta a história de uma menina de coro que acaba por virar dançarina Burlésque. A sua fama como mestre começa em The Lodger (1927), onde uma senhoria desconfia que um dos seus inquilinos é o assassino em série que anda a matar mulheres por toda a cidade de Londres. Em 1939 acontece a mudança para Hollywood, saindo fresquinho em 1940 o filme Rebecca que conta a história de uma mulher que é atormentada pelo espírito da ex-mulher do seu marido. Poderíamos falar de muitos filmes pelo meio mas o que interessa mesmo é Psico (1960), o famoso grito na banheira que tornou Hitchcock um dos mestres do terror. Entre essa data e a data da sua “partida” em 1980 poucos filmes passaram pelas suas mãos também devido à sua velhice acompanhada de problemas de saúde que viriam a culminar no seu falecimento.



Prémios______________________________________






Hitchcock foi um realizador bem premiado mas também ficou com algumas nomeações. Ganhou um Óscar de carreira em 1968, e também um Globo de Ouro e um BAFTA na mesma categoria. Um dos seus filmes “Rebecca” ganhou dois óscares, sendo um deles de melhor filme no ano de 1941.

Sem comentários:

Enviar um comentário