domingo, 18 de outubro de 2015

Behind the Director: Quentin Tarantino

Biografia____________________________________

Quentin Tarantino
Quentin Tarantino nasceu a 27 de Março de 1963 em Knoxville Tennessee, filho de uma enfermeira com descendência irlandesa e de um ator e músico com descendência italiana.
Iniciou os seus estudos na região de San Gabriel Valley em 1968, sendo aos 16 anos que inicia o seu estudo em atuação na James Best Theatre Company.
Aos 22 anos escreveu seu primeiro roteiro, Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit e em 1984 começa a trabalhar como balconista na Video Archives, um famoso videoclube em Manhattan Beach. É nesta altura que se torna amigo de Roger Avary, um colega de trabalho com quem mais tarde viria a colaborar em Pulp Fiction, um dos filmes mais famosos de Tarantino.
Por esta altura continuou a investir na atuação na Allen Garfield's Actors' Shelter, em Beverly Hills, contudo passou a dedicar exclusivamente a escrever roteiros.
Ficou reconhecido pelos roteiros de True Romance e Natural Born Killers, mas é em Janeiro de 1992 que Taratino dirige o seu primeiro filme chamado Cães Danados, tornando-o imediatamente uma lenda, sendo lhe proposto para dirigir muitos outros filmes.
Atualmente, é reconhecido por ser diretor, roteirista, produtor de cinema e ator em muitos filmes conhecidos mundialmente.

Cinematografia_______________________________



Tarantino é conhecido por todos nós como um realizador sangrento: qualquer filme dele sem um pouco de sangue não pode ser tratado como uma obra sua!

Estreia-se na realização com 24 anos ao dirigir My Best Friend’s Birthday (1987) um filme amador onde ele próprio entra como ator. Mas depois de um filme independente, volta à realização apenas 5 anos mais tarde com um dos grandes filmes dos anos 90, Reservoir Dogs (1992) que conta a história de um assalto falhado a uma joalharia e da desavença entre membros desse grupo. Dois anos mais tarde sai aquela que é considerada talvez a sua obra de arte, Pulp Fiction (1994) onde já conta com dois nomes de alto gabarito no cinema: John Travolta e Samuel L. Jackson e Maria de Medeiros, uma das primeiras portuguesas a ser falada para os lados de Hollywood.
Em 1997, vem Jackie Brown onde mais uma vez tem a seu cargo Samuel L. Jackson e que conta a história de uma hospedeira que é nada mais nada menos que uma traficante de droga. 

Depois de andar pelos ares, Tarantino brinda-nos com dois volumes de Kill Bill onde Uma Thurman se quer vingar dos seus antigos parceiros de crime que a deixaram para morrer com um tiro na cabeça. O 1º volume é como estar num centro do Instituto Português do Sangue; já o 2º é um pouco mais leve, dando mais relevo aos diálogos.
Depois deste sucesso é o realizador convidado por Robert Rodriguez e Frank Miller para dar um pouquinho daquela cor vermelha, num filme maioritariamente a preto-e-branco - Sin City (2005).

Uma Thruman e Quentin Tarantino


Sendo a história da Alemanha Nazi infelizmente uma página sangrenta na história da humanidade, Quentin decide que devem todos morrer em Inglorious Basterds (2009). Este filme conta a história de um esquadrão anti-nazis que gosta de cortar o cabelo de uma forma muito original e que gosta de fazer umas tatuagens bem porreiras àqueles que apanham. Por fim, temos Django-Unchained (2012) onde aborda o não menos polémico tema dos escravos. Jamie Foxx enceta numa busca pela sua esposa com a ajuda do seu “dono” Christopher Waltz.
Posto isto acho que só podemos estar ansiosos não só pelo seu próximo filme, como também pelo anúncio da data de estreia do 3º Volume de Kill Bill.

Alguns filmes de Quentin Tarantino

Prémios______________________________________



Tarantino é um realizador bem conhecido e conceituado. Para provar isso possuí uma vasta vitrina de prémios, assim como uma enorme lista de nomeações.Começou por tomar-lhe o gosto com Pulp Fiction em que ganha o Óscar, o globo de ouro e o Bafta de melhor argumento original, repetindo a façanha mais tarde com Django Unchained arrecadando novamente esses 3 prémios, assim como o prémio de excelência em realização nos BAFTA. De realçar também o César Honorário recebido em 2011, premiando uma carreira de excelência.No total, os filmes deste enorme realizador arrecadaram nada mais, nada menos do que 13 prémios num total de 66 nomeações nos principais prémios do cinema Mundial.
Quentin Tarantino e Roger Avary nos Óscares de 1995


Proxima estreia______________________________


Hateful Eight deverá estrear nos cinemas portugueses no 1º semestre de 2016. Contará mais com Samuel L. Jackson, Channing Tatum e Kurt Russel num filme que relata a história pós Guerra Civil norte americana.





Sem comentários:

Enviar um comentário