domingo, 27 de setembro de 2015

Behind the actor: Johnny Depp

Biografia________________________________________

John Christopher Depp II é filho de John Christopher Depp e Betty Sue Palmer. Nasceu a 9 de junho de 1963 em Owensboro, Kentucky. Com apenas treze anos mudou-se com a família para a Flórida, após a separação dos seus pais que viria afetar a sua vida daí por diante. Com doze anos ganhou a sua primeira guitarra e foi com quinze anos que decidiu que o que queria era ser guitarrista, desistindo da escola. Aos dezasseis, formou o primeiro grupo, The Flames, que depois mudou de nome para The Kids, e depois para Six Gun Method.
John Deep em 1990
Logo que chegou a Los Angeles, em 1983, casou com a maquiadora Lori Anne Allison, porém o casamento durou apenas dois anos. Foi Lori quem o apresentou a Nicolas Cage, que lhe conseguiu testes para o seu primeiro filme, A Nightmare on Elm Street.
Johnny ficou famoso ao fazer parte do elenco da série de televisão 21 Jump Street entre 1987 e 1990. O sucesso o tornou um ídolo juvenil e símbolo sexual.
Contudo foi com o papel de 1990 de Eduardo Mãos de Tesoura, de Tim Burton, que Depp com o papel principal ganhou o sucesso que hoje possui, ficando conhecido como um dos atores mais carismáticos da atualidade.

Cinematografia_______________________________

John Christopher Depp II estreou-se no cinema no ano de 1984 com 21 anos no Pesadelo de Elm Street. Ao longo dos anos Depp ficou conhecido por todos os tipos de personagens. Multifacetado, o ator consegue dar sempre um pequeno tom de comédia ou de obscuro nas suas personagens. Que o diga o seu primeiro personagem principal em Eduardo Mãos de Tesoura (1990), que tem o seu tom de solidão e de obscuridade mas também o seu lado doce. 
John em Pesadelo de Elm Street (1984).

Em 1997 (Donnie Brasco) e em 1998 (Delírio em Las Vegas) vemos a versatilidade de Johnny Depp. No primeiro é um polícia infiltrado na máfia que se vê mais na vida de mafioso que outra coisa. No segundo é um jornalista que anda por Las Vegas num enredo envolto em Sexo, Drogas & Rock’n’roll. Mas estes ainda não seriam os papéis que o lançariam completamente para o estrelato. 
Chegando a 2003 inicia-se a saga de Piratas das Caraíbas e Depp passa a estar intimamente ligado ao Capitão Jack Sparrow tendo interpretado essa personagem durante os três filmes, sendo que em 2017 outro chegará.

Personagens interpretadas por Depp.

Desde 2003 até hoje o ator trouxe-nos várias personagens marcantes: foi Willy Wonka em Charlie e a Fábrica de Chocolate (2005), foi um barbeiro assassino a tentar recuperar a sua filha à muito tempo perdida em Sweeney Todd (2007), foi o chapeleiro louco em Alice no País das Maravilhas(2010), entre outros sucessos. Sendo assim só podemos esperar para ver o seu próximo filme que está aí a chegar às salas de cinema.


Prémios______________________________________

Johnny Depp estreou-se no mundo dos prémios em 1990 com a atribuição do prémio de Male Star of Tomorrow da ShoWest Convention. Mais tarde, em 2008 acabou por ganhar um Globo de Ouro pela sua participação no musical Sweeney Todd.
Johnny Depp como Sweeney Todd (2008).
Destacam-se ainda três nomeações aos Óscares atribuídos nos anos 2004, 2005 e 2008 todos na categoria de Best Actor in a Leading Role. As nomeações deveram-se á sua participação nos filmes Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra (2004), Em Busca da Terra do Nunca (2005) e no filme Sweeney Todd: O Barbeiro de Fleet Street (2007).
No total, Johnny Depp soma 63 prémios e 87 nomeações.

Proxima estreia______________________________



Black Mass é um filme baseado na história de James J. Bulger, um gangster responsável por diversos assassinatos, sendo um dos criminosos mais procurados pelo FBI. Este filme conta com a presença de grande nomes do cinema tais como Johnny Depp, Joel Edgerton, Benedict Cumberbatch, Dakota Johnson e Kevin Bacon.Contamos com este filme nos cinemas portugueses a 8 de Outubro.

(Fontes: wikipedia, IMdB)

domingo, 20 de setembro de 2015

Sabias que...? - Selma (2014)

Bem caros seguidores, esta semana temos algo um pouco diferente para vocês. Estão curiosos? Por alguma razão abrimos a vocês a secção de curiosidades. E numa altura em que a vinda de refugiados tem sido o assunto do dia, nada melhor que começarmos isto com um filme da luta contra o racismo: Selma (2015).


Backstage_______________________________________

  • Este filme era para ter um elenco ainda mais recheado de estrelas tais como Hugh Jackman, Robert de Niro e Liam Neeson que eram para ser o Xerife Jim Clark, o governador George Wallace e Lyndon Johnson respectivamente.
  • No ínicio o filme era para ser realizado por Lee Daniels (realizador do filme com um tópico similar The Butler) mas acabou por ser a realizadora Ava Duvernay.
  • Steven Spielberg e Spike Lee estiveram interessados em dirigir o elenco de Selma.
  • Na realidade e apesar de não mencionado no filme a personagem de Common (James Bevel) e de Tessa Thompson (Diane Nash) casaram-se em 1961 e tiveram 2 filhos divorciando-se 7 anos depois.
  • Tim Roth viveu no tempo da personagem que interpretou (governador George Wallace) e lembra-se dele como um “monstro”.
  • David Oyelowo esteve 7 anos a lutar pelo papel de Martin Luther King Jr. visto que Lee Daniels achava que ele não servia, mas que com a vinda da nova realizadora foi David a conseguir o papel.
  • O filme foi exibido gratuitamente no Walton Theater Selma, local onde a marcha começou.
  • Carmen Ejogo interpretou pela 2ª vez na carreira a esposa de Martin Luther King Jr. e aquando da sua 1ª interpretação em 2001 (Boicote) teve a aprovação de  Coretta Scott King.
Coretta Scott King e Martin Luther King Jr. á esquerda e á direita Carmen Ejogo e David Oyelowo, representando respectivamente os da esquerda.

  • O discurso que encerra o filme não é o original proferido por Martin Luther King Jr. pois a realizadora teve de o reescrever visto ser outro estúdio que não aquele que rodou o filme a deter os direitos sobre o mesmo. 

Os intervenientes________________________________

  • Martin Luther King Jr foi registado erradamente como Michael, sendo que posteriormente o seu nome foi alterado para Martin Luther.
  • Assim como seu pai, Martin Luther King Jr. Foi um  pastor da igreja evangélica servindo esta como diretriz para os valores incutidos durante as marchas por ele organizadas. Martin acreditava que protestos pacíficos numa região do país marcada pela presença de diversos conflitos sociais (entre eles, racistas com estilo da Gestapo) e com uma forte influência dos media, poderia ser algo que se virasse a favor dos manifestantes. E estava correto. A morte de Jimmie Lee Jackson acabou por despontar esse outros pontos. Jimmie é morto num café após fugir das agressões policiais após participar numa marcha noturna, acabando por falecer 8 dias após a entrada no Selma’s Good Samaritan Hospital. O policia que o matou (James Bonard Fowler) acabou por ser julgado em 2007 por homicídio do jovem sendo lhe atribuídos 6 meses de prisão.
  • Annie Lee Cooper (interpretada por Oprah Winfrey) existiu mesmo. Foi uma senhora ativista que se mudou para Selma (sua terra natal) após ter vivido em Kentucky. Acabou por falecer a 24 de novembro de 2010 com 100 anos. Efetivamente, houve um conflito fisíco entre Annie e o xerife Jim Clark, mas este não foi como o filme o descreveu. Annie aguardava há horas para poder proceder às burocracias que eram exigidas para que um cidadão de raça negra podesse ter direito de voto. O xerife em causa ordenou que Annie desocupasse o lugar acabando por a agredir na região do pescoço. Annie não se deixou de defender acabando por dar resposta às agressões. Infelizmente, o xerife e a sua trupe continuaram a bater em Annie após a retaliação desta. 
Oprah Winfrey em Selma e Annie Lee Cooper na imagem da direita.

A Causa_________________________________________

  • Apesar de existir muita segregação no sul dos estados unidos da américa, um dos problemas que continuou a ser obstáculo ara os cidadãos negros foi o direito ao voto, sendo por isso esse o principal foco do filme e não outras situações pelas quais Martin também lutava contra. Dos objetivos de Martin podemos destacar o fim da segregação tanto na sociedade como no trabalho.
  • O filme tem este título visto a famosa marcha retratada nesta obra ter começado na cidade de Selma, Alabama.
  • Como é possível ver no filme a marcha só foi possível ser realizada á terceira tentativa.
A primeira foi realizada a 7 de março de 1965 contando com a presença de cerca de 525 negros. Esta manifestação pacifica foi interrompida logo á saída de Selma resultando num confronto violento que acabou por sensibilizar a população dos EUA. A marcha contou com uma fotografia de uma senhora nos jornais dos EUA, Amelia Boynton, que se encontrava quase morta por asfixia e por lesões que se sucederam do confronto e da utilização de gás lacrimogénio por parte dos agentes policiais. Esta senhora morreu no passado dia 26 de Agosto com 110 anos.  


Amelie Boynton. 

A segunda marcha realizou-se a 9 de Março de 1965, contou com 2500 participantes. Infelizmente esta também foi interrompida uma vez que, por ordens judiciais os manifestantes não poderiam realizar a marcha até ao final dessa semana. Assim acabaram por conseguir um meio termo até que os mandassem parar. Nessa noite, 3 ministros que vieram á marcha foram atacados por membros do Ku Klux Kland, acabando um deles por morrer uma vez que o Hospital de Selma se recusou a prestar cuidados ao aristocrata. James Reeb acabou por falecer no dia 17 de Março de 1965.


A terceira e última marcha de Selma a Montgomery  realizou-se a 21 de março de 1965 contando com a presença de 8000 pessoas brancas, negras, asiáticas, judeus entre outros membros de religiões e raças. A chegada desta marcha a Montgomery foi a 25 de março de 1965 acabando com um total de cerca de 25000 pessoas e com o discurso de Martin Luther King Jr. Designado “How Long, Not Long”.


  • O percurso realizado pela marcha Selma- Montgomery foi imortalizado tornando-se um trilho histórico para os Estados Unidos.
    Sinalização do local da marcha.

  • Martin Luther King Jr. foi a pessoa, na altura, mais nova a receber um prémio nobel. Após a morte do ativista, em 1986 foi marcado como feriado nacional o Dia de Martin Luther King Jr. Sendo este celebrado na terceira segunda-feira do mês de Janeiro.


domingo, 13 de setembro de 2015

Aloha (2015)

Hoje temos para vocês um filme que devia ter estreado nos cinemas portugueses na passada 5ª feira mas que misteriosamente desapareceu. Se forem daquelas pessoas que não se importa de ver tudo o que é filme, força. Mas para mais informação leiam a nossa opinião sobre o novo filme de Bradley Cooper.






Sinopse__________________________________________________


Após fracassar numa missão, o militar Brian Gilcrest (Bradley Cooper) é enviado de volta para o Hawai, sua terra natal para supervisionar o lançamento de um satélite. Lá, ele aproxima-se de novo de um amor do passado (Rachel McAdams), ao mesmo tempo que começa a  apaixonar-se por uma piloto da Força Aérea (Emma Stone).

Bitaites__________________________________________________

Bem caros seguidores, é um pouco difícil dar opinião deste filme sendo eu um fã convicto de Top Gun e Pearl Harbor, mas isto além de ser uma comédia romântica é tão mau que levou a críticas arrasadoras como por exemplo o facto de no filme a população caucasiana parecer ser a totalidade da ilha quando na realidade nem 50% de caucasianos existe nessa ilha. Este filme que "misteriosamente" desapareceu das estreias em Portugal tem "só" um prejuízo de 11 milhões de dólares em relação ao seu orçamento de 37 milhões de dólares. O estranho é ver um Bradley Cooper depois de uma nomeação para melhor actor com Sniper Americano entrar num filme tão mauzinho. É daqueles filmes que no máximo dos máximos vai ser daqueles a passar nas televisões num domingo à tarde caso não exista mais nada para transmitir.

domingo, 6 de setembro de 2015

5 Filmes a ver no Dia Mundial do Sexo!

E como hoje é o Dia Mundial do Sexo nada melhor do que 5 grandes filmes para aguçar o apetite. 

  • Brokeback Mountain (2005)


O filme que lançou Heath Ledger para o sucesso trata de um assunto muito sensível para a sociedade nos dias de hoje, quanto mais no momento temporal exposto no filme (entre as décadas de 60 e 80) e logo num meio como o dos Cowboys americanos. Jake Gyllenhall e Heath Ledger são um casal de cowboys homossexuais que tem de enfrentar tudo nesta relação. Como era normal nesses tempos Heath Ledger casa-se com uma mulher mas o amor mantém-se sempre lá, num filme trágico e do mais dramático que pode existir.


  • Ninfomaníaca (2013)


Um filme em duas partes que pelo nome não podia faltar no Dia Mundial do Sexo, e que nos traz uma obra de um dos realizadores mais irreverentes de sempre, que dele não se espera nada menos do que um excelente filme e do título de persona non grata em Cannes. Lars Von Trier traz-nos para o grande ecrã a história de vida de Joe, uma ninfomaníaca encontrada num beco completamente maltratada por Seligman que lhe dá guarida e ouve as suas histórias. Um filme super explicito com muitas cenas de nudez, mas que não pode faltar neste dia.

  • Friends with Benefits (2011)


Não tanto pelo conteúdo, mas sim pelo conceito temos o filme com Mila Kunis e Justin Timberlake que representam dois amigos que decidem incluir o sexo no meio da sua amizade, pensando que este não iria trazer quaisquer tipo de complicações à sua relação mas parece que se enganam e começam a sentir um pelo outro algo mais que uma amizade. Uma comédia romântica para ver numa de descontração. 


  • A vida de Adèle (2013)


Mais um filme europeu nesta nossa selecção, um filme sobre as dúvidas sexuais de uma adolescente de 17 anos que normalmente namora com rapazes, até conhecer uma rapariga de cabelos azuis e começar então a ter essas dúvidas em relação à sua sexualidade. Um filme pesado que o próprio realizador numa entrevista disse que se sentiu arrependido por ter feito um filme tão sujo. Palma de Ouro em Cannes, este é um must see e agradecemos ao realizador o resultado do seu arrependimento.

  • Os rapazes não choram (1999)


Este filme valeu à Hilary Swank um óscar de melhor actriz em papel principal e vocês vão perceber o porquê quando virem este master piece de Kimberly Peirce. Os rapazes não choram trata-se de um filme baseado numa história verídica, em que a personagem principal é Teena Brandon, uma rapariga que adopta o nome de Brandon Teena, escolhendo viver como um homem. No anterior a este filme foi lançado um documentário acerca do caso de Teena designado The Brandon Teena Story. 
Os rapazes não choram trata-se, então de um filme sobre a procura de uma identidade seja ela sexual ou não e os perigos que podem surgir para um individuo em termos sociais.