terça-feira, 6 de setembro de 2016

Race (2016)

~ Sinopse

Race é um filme que passa pela fase de aprovação dos Jogos Olímpicos de 1936 e pelos Jogos propriamente ditos em Berlim, acompanhando o atleta JC Owens, mais conhecido por Jesse (Stephan James).  JC Owens é um individuo de raça negra, residente nos EUA e  atleta de competição dos 100 metros, salto em comprimento e 200 metros. Após a sua entrada na Universidade do Ohio a exigência dos treinos aumenta assim como surge a hipótese de competir nos Jogos Olímpicos que se irão passar na Alemanha. De notar que em 1936 a Alemanha é governada por um dos maiores tiranos que pisou a Terra: Adolf Hitler e que os compatriotas de Jesse não são menos preconceituosos.  Um filme imperdível!



~ Opinião

Race é um filme de veras imperdível. Levanta questões muito interessantes e muito importantes e que devem ser refletidas. Antes de mais Jesse Owens existiu mesmo! Este atleta viveu em Oakville, Alabama. Nasceu a 12 de setembro de 2016  acabando por falecer com 66 anos no dia 31 de Março de 1980.



Durante muito tempo a América viveu um racismo brutal principal na sua região Sul. Os Jogos Olímpicos de 1936 realizados em Berlim foram uns jogos para além de olímpicos foram também políticos. À semelhança da América, apesar de em escala muito maior, em 1936 a Alemanha encontrava-se em domínio Nazi que dificultou a participação de judeus e, claro, negros.  No filme Jesse vê-se com o seguinte dilema: ir aos jogos e confrontar-se com Hitler, ou não ir ao jogos e mostrar à América que não governam os pretos. Um dilema deveras difícil.
Neste caminho acaba também por conhecer Carl Ludwig Long, um atleta de salto em comprimento que acaba por se tornar amigo dele e mostrar-lhe o outro lado da Alemanha que poucos conheciam na altura. Também Luz Long acaba por fazer frente à sua pátria com este comportamento.

Luz Long e Jesse Owens

A decisão final de Jesse acaba por mostrar a Hitler do que é feito e por colocar também a América “envergonhada” de tal maneira que só em 1990 é que foi reconhecido pelo presidente George H. W. Bush.


Sem comentários:

Enviar um comentário