segunda-feira, 26 de setembro de 2016

The Shallows (2016)

~Sinopse

The shallows relata um filme em que uma jovem, Nancy, ao tentar superar a morte da sua mãe e voltar a encontrar-se, decide ir surfar para uma praia secreta, onde a sua falecida mãe descobriu que estava grávida. Esta praia demonstra-se ser um paraiso tropical, sossegado para surfar e aproveitar cada momento, o que Nancy não esperava era acabar por tornar-se isco para tubarão (literalmente) acabando por ficar presa numa rocha a poucos metros da costa. Será que não acaba por ser fatal este encontro com um dos grandes predadores dos mares? 




~ Opinião


Com tantos filmes sobre tubarões começa a torna-se cliché que num mar vasto, o grande e assustador predador mortífero seja sempre o tubarão.

The Shallows acabou por surpreender nesse sentido. Não interpretem mal, não é de todo dos melhores filmes sobre tubarões apresentando diversas falhas no enredo. Contudo, tem um bom suspense. Existem partes que consegue fazer-nos encolher um pouco com a aparição de dentes afiados.





Em relação à história, !!SPOILER ALERT!!, existem questões que não fazem sentido e acabam por baixar alguns pontos ao filme, como por exemplo:
  • Nunca se descobriu o nome dessa praia secreta ( para quem viu o filme creio que até ao final esperou pela descoberta deste pormenor que teria de alguma forma feito a diferença);
  • A sério que a rapariga passa horas, chega a ficar um dia inteiro ou mais em cima de uma rocha, e a amiga ou a família não notam a sua falta? Ok, a família poderia estar a dar-lhe espaço mas a sério que a amiga foi atrás de um rabo jeitoso e nem deu pela amiga não se queixar ? BAD Friendship!
  • E o pior … de forma a dar um final digno ao filme, acabaram por o tornar o mais irreal. A rapariga que passa um enorme tempo a tentar sobreviver a um ataque de tubarão volta a ir com a sua irmã para o mar surfar. Serei só que eu acha que sofreria de um trauma depois de um tubarão tentar comer-me ?!
Contudo, apesar de algumas falhas, tem uma merecida pontuação de 6.7 no IMdB.
Os efeitos estão bons, a performance da atriz também surpreendeu e o facto de ao tentar lutar e sobreviver aos dentes de um tubarão, acabar por finalmente se encontrar acaba por ser um bom aspecto do filme.




segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Unbroken (2014)

~Sinopse

Unbroken, é um filme biográfico que conta a história de Louis Zamperini, um atleta que participou nas Olimpíadas de 1936 (que por sinal foram abordadas a semana passada) e acabou por se tornar um soldado na 2º guerra mundial e consequentemente um prisioneiro de guerra dos japoneses.



~Opinião

Este filme foca, principalmente, o poder que temos sobre nós mesmo, acabando por ser a prova de que querer é poder. Zamperini sobreviveu durante dias, perdido no mar sobrevivendo ainda a um dos campos de concentração do Japão durante a 2ª Guerra Mundial. Nesse campo Louis teve ainda de superar os maus tratos excessivos de um Comandante Japonês. Só de imaginar a transição entre jogador olímpico para soldado dá arrepios.




Unbroken faz jus ao seu título. Louis Zamperini é um vencedor! O atleta e soldado viveu até aos seus 97 anos, falecendo devido a pneumonia.  Fica a sugestão para esta semana!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Race (2016)

~ Sinopse

Race é um filme que passa pela fase de aprovação dos Jogos Olímpicos de 1936 e pelos Jogos propriamente ditos em Berlim, acompanhando o atleta JC Owens, mais conhecido por Jesse (Stephan James).  JC Owens é um individuo de raça negra, residente nos EUA e  atleta de competição dos 100 metros, salto em comprimento e 200 metros. Após a sua entrada na Universidade do Ohio a exigência dos treinos aumenta assim como surge a hipótese de competir nos Jogos Olímpicos que se irão passar na Alemanha. De notar que em 1936 a Alemanha é governada por um dos maiores tiranos que pisou a Terra: Adolf Hitler e que os compatriotas de Jesse não são menos preconceituosos.  Um filme imperdível!



~ Opinião

Race é um filme de veras imperdível. Levanta questões muito interessantes e muito importantes e que devem ser refletidas. Antes de mais Jesse Owens existiu mesmo! Este atleta viveu em Oakville, Alabama. Nasceu a 12 de setembro de 2016  acabando por falecer com 66 anos no dia 31 de Março de 1980.



Durante muito tempo a América viveu um racismo brutal principal na sua região Sul. Os Jogos Olímpicos de 1936 realizados em Berlim foram uns jogos para além de olímpicos foram também políticos. À semelhança da América, apesar de em escala muito maior, em 1936 a Alemanha encontrava-se em domínio Nazi que dificultou a participação de judeus e, claro, negros.  No filme Jesse vê-se com o seguinte dilema: ir aos jogos e confrontar-se com Hitler, ou não ir ao jogos e mostrar à América que não governam os pretos. Um dilema deveras difícil.
Neste caminho acaba também por conhecer Carl Ludwig Long, um atleta de salto em comprimento que acaba por se tornar amigo dele e mostrar-lhe o outro lado da Alemanha que poucos conheciam na altura. Também Luz Long acaba por fazer frente à sua pátria com este comportamento.

Luz Long e Jesse Owens

A decisão final de Jesse acaba por mostrar a Hitler do que é feito e por colocar também a América “envergonhada” de tal maneira que só em 1990 é que foi reconhecido pelo presidente George H. W. Bush.