terça-feira, 21 de junho de 2016

Vamos falar de Desporto ...

Eddie Eagle (2016)


Este filme dá-nos a biografia de Michael Edwards um famoso saltador de esqui britânico conhecido como “Eddie Eagle”. Desde muito novo Michael decidiu que iria aos Jogos Olímpicos e seria como esquiador de sky, contudo o destino prega-lhe diversas partidas e tem a necessidade de mudar de área, desafiando mundos e fundos para conseguir atingir o objetivo que pretende.
É um filme bastante interessante com um toque de humor pelo meio, que nos mostra que com força e resiliência tudo se consegue.



Cinderela Man (2005)


Quem não gosta de um filme sobre boxe ? Sobre desafiar os nossos limites?
Cinderela Man dá-nos a história de James J. Braddock, antigo campeão de pesos pesados que em 1928, perde uma luta e parte a mão incapacitando-o de voltar ao ringue. Contudo em 1935 volta ao ringue para defrontar um adversário mais novo e melhor preparado.
Este filme embora aborde a história deste pugilista também nos dá uma imagem do que acontecia na Grande Depressão, sendo o mesmo alvo disso depois de não poder voltar ao ringue.


The Bind Side (2009)


Este filme é baseado no livro “ The Blind Side: Evolution of  Game”, que nos conta a historia verídica de Michael Oher.
Michael, mais conhecido como “ Big Mike” que desde muito novo teve uma infância complicada. Passando por diversos orfanatos, a perder irmãos e lutar para estar sempre com a sua mãe, uma viciada em droga.
Apesar da sua infância sempre se mostrou uma pessoa pacífica e bondosa e são essas características que cativaram Leigh Anne que o adoptou e lhe possibilitou toda a educação e treino para se tornar um jogador de Futebol Americano.
Um filme tão emocionante como bonito de ver !


Creed (2015)

Quem cresceu e sempre gostou dos filmes de Rocky? Pois bem este é o seu legado! Depois de lhe aparecer à porta Adonis Johnson, filho de Apollo Creed, este não tem outro remédio se não treinada-lo para este mostrar o seu potencial. Um bom filme, cheio de emoções, perfeito para amantes de boxe!


Coach Carter (2005)

Este filme conta-nos a historia de Carter, um dono de uma loja e desporto que concorda ser treinador de basquetebol da sua antiga escola, residente num bairro social preguiçoso e constituída por alunos que representam gangues, que cometem crimes e logo em tenra idade tornam-se vilões embora muitas vezes não o sejam. Assim desafiando a própria teimosia dos seus jogadores, teimosia dos pais dos mesmo e da própria organização da escola, este impõe um regime que pretendia não só educar os seus jogadores no campo mas também nos seus estudos académicos e no seu comportamento social.
Um filme muito bom para uma tarde de cinema e para esta nossa lista de filmes de desporto.

McFarland USA (2015)

Quando Kevin Costner perde o seu emprego como treinador de Futebol Americano num liceu, recebe o convite para ir para a cidade de McFarland como professor e decide criar uma equipa de corta-mato por ver que os seus alunos têm capacidade para isso. Nesta equipa todos os atletas são de descendência hispânica e muitos deles trabalham nas plantações existentes naquela cidade. McFarland é uma história baseada em factos reais que demonstra que com vontade chega-se onde se quer!


Remember the Titans (2000)

Estados Unidos da América, anos 70, auge do racismo. Denzel Washington é contratado para treinar uma equipa de “brancos” e decide aproveitar todos os jovens “negros” com potencial. Com muita controvérsia numa comunidade marcada pelo racismo, Denzel consegue mudar o estigma, trazendo-nos um grande filme.



Million Dollar Arm (2014)


O basebol é um dos maiores desportos americanos, mas apesar da grande população com talento, um agente que está prestes a ficar sem emprego decide criar um concurso na Índia onde vão fazer testes a milhares e milhares de jogadores, e onde 3 acabam por vir para os Estados Unidos para tentarem a sua sorte na Liga Profissional de Basebol. Um filme que mistura desporto com amor e amizade que conta com o carimbo Disney!



Hoovey (2015)


Eric Elliott é um promissor de jogador de basquetebol, cuja vida lhe corre às mil maravilhas. Até que num treino cai no chão com dores, descobrindo depois que tem um tumor no cérebro cuja remoção é uma operação com pouca percentagem de sucesso. Depois da mesma Eric vai ter de voltar a aprender quase tudo de novo, mas a sua força de vontade e o apoio daqueles que lhe são mais chegados mostra-nos que tudo é possível de se ultrapassar tendo as pessoas certas ao nosso lado.


United Passions (2014)


E não poderia faltar em ano de Euro um filme ligado ao futebol. United Passions mostra a criação e desenvolvimento do organismo maior da modalidade, a FIFA. Este filme que mostra também a criação do Campeonato do Mundo e toda a política e corrupção nos meandros da organização.












segunda-feira, 6 de junho de 2016

Cinema Português

Capitão Falcão (2014) 

Uma comédia satírica que nos fala de um super-herói português que defendia os interesses do estado novo e respondia apenas a António de Oliveira Salazar. Gonçalo Waddington interpreta o poderoso Capitão Falcão que luta contra todos os inimigos da ditadura naquele que é um dos mais brilhantes filmes realizados e falados em português!


Capitães de Abril (2000)

Maria de Medeiros pega no ano de 2000 naquele que foi o ponto de viragem da política e sociedade portuguesa. A noite de 24 para 25 de Abril de 1974 foi a mais importante da democracia portuguesa, sendo que este filme retrata todo o caminho feito e preparação da Revolução dos cravos.


Jaime (1999)

No final dos anos 90 a SIC iniciou uma pequena introdução aos telefilmes com algumas produções bem conhecidas. Um dos mais conhecidos foi realizado por António Pedro Vasconcelos, Jaime conta a história de um adolescente do Porto que devido às dificuldades económicas trabalha durante a noite. Um drama muito aclamado pela crítica e com uma banda sonora espectacular.


Sorte Nula (2004)

Em 2004 Fernando Fragata realiza um dos filmes portugueses mais conhecidos dos últimos anos, este thriller conta a história que envolve um assassinato sendo usado uma técnica que até à altura era praticamente desconhecida na ficção portuguesa, que conta os factos de forma elíptica.

Canção de Lisboa (1933)

E como não podia faltar, temos também nesta lista um dos clássicos do cinema português. A Canção de Lisboa conta a história do romance entre Vasco e Alice, um amor que não agrada muito ao pai da rapariga visto Vasco ser um boémio estudante da Faculdade de Medicina. De destacar no filme a presença de Vasco Santana, Beatriz Costa e António Silva, três dos maiores nomes de sempre do cinema português.

Gaiola Dourada (2013)

Este filme retrata a típica família portuguesa que emigra em procura de uma vida melhor. No entanto, depois de 30 anos a viver em França recebem uma herança portuguesa que os obriga a voltar para Portugal, e é nessa altura que todos os problemas começam uma vez que nem todos concordam com essa possibilidade.
Uma boa comédia portuguesa protagonizada por Rita Blanco e Joaquim de Almeida!


Os Gatos Não tem Vertigens (2014)

Este filme acaba por retratar a típica história do menino pobre com problemas parentais que apesar de ser bom rapaz encontra-se perdido na sua vida e é resgatado por alguém que percebe o lado bom dele. Esse alguém acaba por ser uma viúva a lidar com a solidão e a perda do seu marido, acabando por se ajudar os dois mutuamente. Apesar de ser essa típica história acaba por ser um filme de bom entretenimento e um bom filme português que sai um pouco do típico filme português de asneiras e sexo. 

 O Crime do Padre Amaro (2002)

Falando em sexo e asneiras ….
Este filme foi um dos filmes mais visto pela comunidade portuguesa, talvez por ter a belíssima Soraia Chaves e igualmente lindíssimo Jorge Corula nos papeis principais. Fala-nos de um rapaz que decide ser padre no entanto tem de resistir aos encantos sexuais de uma lindíssima rapariga que o tenta até conseguir o que quer. Ele acaba por sucumbir aos desejos e isso levará à descoberta de muitos segredos enterrados.


Sei lá (2014)

Um filme adaptado ao livro de Margarida Rebelo Pinto.
Conta-nos a história de Margarida que foi deixada pelo seu namorado e agora conta com a ajuda do seu grupo de amigas para a ajudarem a ultrapassar esse desgosto amoroso e a voltar a encontrar o amor da sua vida. Entretendo acabamos por viver e presenciar a vida sentimental de cada uma delas e as diferentes formas que as pessoas tem, neste caso as mulheres, para lidar com o tão dramático tema do amor.


Pátio das Cantigas (1942)

Embora exista uma versão, que nada tem a ver com a velha, deste filme hoje vamos dar ênfase à antiga versão.Tem lugar num típico bairro lisboeta durante as festas dos Santos Populares, que através de um fabuloso jogo de equívocos, duplos sentidos e de um bom fado torna-se  numa comédia inesquecível, recomendado por pais ou avós.