segunda-feira, 2 de maio de 2016

Behind the Director ... Alejandro González Iñárritu

Biografia____________________________________

Nasceu a 15 de Agosto de 1963 no México. Filho de Luz María González Iñárritu e Héctor Gama. Deixou os estudos com 16 anos acabando por trabalhar numa mercearia. Porém, acabou para voltar aos estudos especializando-se em comunicações pela Universidade Iberoamericana.
Iniciou a sua carreira artística no mundo da música em 1984, tendo trabalhado durante algum tempo na rádio mexicana WFM. Acabou por compor algumas músicas para alguns filmes mexicanos como Garra de Tigre (1989).
Nos anos 90 ficou encarrega da produção na companhia Televisiva (a principal cadeia de televisão do México), acabando por criar a sua própria companhia de produção televisiva (Zeta Films), propaganda, curtas metragens e programas televisivos.
Atualmente, é casado com Maria Eladia Hagerman e ambos têm dois filhos: Maria Eladia Iñárritu e Eliseo Iñárritu. Antes destas duas crianças, o casal teve um filho que teve problemas durante o nascimento acabando por falecer.


Cinematografia_______________________________

O nosso realizador da semana estreou-se no grande ecrã com Amores Perros em 2000, filme que envolve várias histórias diferentes num acidente de carro. Em 2003 surge-nos 21 gramas, que faz parte da triologia de Amores Perros, envolvendo novamente várias histórias em redor de um trágico acidente de viação. A curiosidade é o título do filme que se refere a uma teoria de 1907 sobre o peso da alma. Babel, de 2006 é o terceiro, onde alguns factos trágicos acontecem de uma forma completamente aleatória em vários pontos do globo, mas que têm todas a ver. Se os dois filmes anteriores não tinham catapultado Alejandro, Babel foi aquele que o deixou nas boas graças de Hollywood! Biutiful chega-nos em 2010 com Javier Bardem a interpretar um homem que se vê a questionar tudo na sua vida desde a morte à paternidade. Mas o momento de verdadeiro estrelato surge em 2014 quando o realizador nos brinda com Birdman que nos traz a história de um actor que entra em fase decadente na carreira, e que tem relações conturbadas com a sua ex-mulher, filha e agente. O último filme com que o espanhol nos brindou foi no ano de 2015, o Renascido conta a história de um homem que procura vingança pela morte do seu filho durante a Guerra Civil Americana. Alejandro fica na história por ter realizado o filme que valeu o Óscar de melhor actor a Leonardo DiCaprio ao fim de algumas nomeações.

Prémios_______________________________________

Ao longo do seu percurso artístico este ganhou diversos prémios entre eles:

. O Óscar de melhor Director por O Renascido (2016). Tornando-se assim o segundo Óscar consecutivo e o terceito diretor a ganhar dois Óscares consecutivos.
. O Globo de Ouro por Melhor Direção e Melhor Filme Drámatico por O Renascido (2016)
. Óscar de Melhor Diretor por Birman (2015)
. O Globo de Ouro por Melhor Roteiro por Birdman (2015)
. Ganhou um prémio especial no Independent Spirit Awards por 21 Gramas (2003)
. Melhor Realizador no Festival de Cannes por Babel (2006)
. BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro por Amores Perros (2000)
. Prémio da Critica no Festival de Cannes por Amores Perros (2000)


Sem comentários:

Enviar um comentário