segunda-feira, 30 de maio de 2016

Behind the Actress - Helena Bonham Carter


Biografia________________________________________



Helena Bonham Carter nasceu em Golden Green (Londres), filha de Elena e Raymond Bonham Carter. A sua mãe era psicoterapeuta, enquanto do seu pai era um banqueiro comerciante e director substituto representando o Banco de Inglaterra no Fundo Monetário Inernacional nos anos 60. Deste matrimónio, surgem, para além de Helena, dois irmãos: Edward e Thomas.


A sua educação foi inicialmente na South Hampstead High School, sendo esta uma escola particular cujos estudantes eram somente raparigas. Passou ainda por Westminster School, tendo ainda candidatado-se para a universidade de Cambridge. Não entrou, não pelas suas notas, mas porque os docentes da escola temiam que ela desistisse do ensino superior, afim de se dedicar à sua carreira de atriz. Como não foi aceite, Helena decidiu focar-se inteiramente na sua performance artística.
Em 2001 Helena Bonham Carter casa-se com o realizador Tim Burton acabando por ter dois filhos deste casamento: Billy  Raymond Burton e Nell Burton. Porém, em 2014, o seu casamento acaba por se desfazer, levando ao divórcio entre ambos.

Cinematografia_______________________________



Helena Bonham Carter ao longo da sua carreira já entrou imensos filmes sendo a sua estreia num filme da obra de K. M. Peyton, A Pattern of Roses em 1983. Posteriormente apareceu em seu primeiro papel principal como Lady Jane no filme Uma História Verdadeira em 1986.
É principalmente conhecida por interpretar Bellatrix Lestrange na série Harry Potter, Kate Croy em The Wings of the Dove, Sr.ª Lovett em Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street e a esposa do rei em The King's Speech.
 

Claro que esta tem um longo reportório, sendo que apareceu em papéis como Ari no filme Planet of the Apes, deu voz à noiva cadáver, protagonizou um papel no filme Les Misérables de 2013 e mais recentemente apareceu nos filmes Suffraggete e fez de fada madrinha no filme Cinderella.
Actualmente está no cinema a fazer parte do elenco do filme Alice in Wonderland como The Red Queen.



Prémios______________________________________


Helena Bonham Carter é uma actriz multifacetada e isso vê-se também nos prémios para que é nomeada e aqueles que vence.


Apesar de ter muitos prémios arrecadados, maior parte deles pode dizer-se que são num circuito não comercial, mas entre todos esses prémios e nomeações podem destacar-se as indicações para o Óscar de Melhor Actriz em 1997 e o Óscar de Melhor Actriz Secundária em 2010, e como prémios destacamos obviamente o BAFTA de Melhor Atriz Secundária em 2010 pelo seu papel em “King’s Speech” e nos LA Britannia Awards em 2011 foi eleita a Artista Britânica do ano. Tudo isto num total de 42 prémios em 82 nomeações.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Saturn Awards

Sabes o que são os Saturn Awards? Se a resposta é não, então prepara-te para ficares a saber.
Ficas desde já a saber que o próximo evento será no dia 22 de junho!


História do evento___________________________

Os Prémios Saturno (Saturn Award) foram criados originalmente por Donald A. Reed, que juntamente com a organizaçao da Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos Estados Unidos pretendiam premiar os mais destacados filmes, produções televisivas e profissionais nos géneros de ficção científica, horror e fantasia. 

Donald A. Reed


Estes acreditavam que estes géneros cinemáticos não possuíam o verdadeiro prestígio que mereciam, assim tendo como base os Óscares, organizou-se categorias e eram escolhidos os melhores para cada categoria.

A primeira cerimónia foi em 1973, ainda existindo nos dias de hoje.


Categorias da cerimónia_____________________

Os prémios atribuídos pelos Saturn Awards estão divididos em quatro grupos: prémios a filmes, prémios a séries televisivas, prémios a DVD’s e prémios especiais. Neste post vamos falar somente das categorias de filmes e prémios especiais. Se estiverem interessados podem sempre consultar o site do evento em Saturnawards.org.
Dentro da categoria de prémios a filmes podemos encontrar as seguintes subcategorias:
·         Melhor filme de ficção cientifica;
·         Melhor filme de fantasia;
·         Melhor filme de ação/aventura;
·         Melhor filme de animação;
·         Melhor filme internacional;
·         Melhor ator principal;
·         Melhor atriz principal;
·         Melhor ator em papel secundário;
·         Melhor atriz em papel secundário;
·         Melhor performance por um ator jovem;
·         Melhor direção;
·         Melhor roteiro;
·         Melhor música;
·         Melhor maquilhagem;
·         Melhor indumentária;
·         Melhores efeitos especiais/efeitos visuais;
·         Melhor passagem de Comic para Motion Picture;
·         Melhor filme independente;
·         Melhor filme thriller;
·         Melhor edição de filme;
·         Melhor produção gráfica.


Em termos de atribuições especiais, este evento tem três atribuições:

The George Pal Memorial Award: atribuído a pessoas que mostraram um trabalho exemplar no seu tipo de filmes. Este prémio tem o nome de George Pal um produtor de filmes de animação associado principalmente a filmes de ficção cientifica.

The Presidents Memorial Award: este prémio surgiu em 1982 estando relacionado com a qualidade do entretenimento. O presidente a que o prémio se refere é Dr. Donald A. Reed, fundador da academia.

The Life Career Award: esta condecoração teve inicio no ano 1976.



De salientar que estes prémios são atribuidos segundo sugestões dadas pelos espectadores durante uma determinada data. Dessas sugestões a academia irá selecionar os nomeados e posteriormente os vencedores.

Filmes premiados na última edição ________

Na última edição dos Saturn Awards tivemos premiados vários filmes que tinham estado presentes como nomeados nos Óscares desse mesmo ano. Sendo assim temos para vocês os vencedores da cerimónia realizada a 25 de junho do passado ano, em Burbank, Califórnia.

·         Melhor filme de ficção cientifica - Interstellar
·         Melhor filme de fantasia - The Hobbit: The Battle of the Five Armies
·         Melhor filme de ação/aventura – Unbroken
·         Melhor filme de terror – Dracula Untold
·         Melhor filme de animação – The Lego Movie
·         Melhor filme internacional – The Theory of Everything
·         Melhor ator principal - Chris Pratt – Guardians of the Galaxy
·         Melhor atriz principal - Rosamund Pike – Gone Girl
·         Melhor ator em papel secundário - Richard Armitage – The Hobbit: The Battle of the Five Armies
·         Melhor atriz em papel secundário - Rene Russo – Nightcrawler
·         Melhor performance por um ator jovem - Mackenzie Foy – Interstellar
·         Melhor direção - James Gunn – Guardians of the Galaxy
·         Melhor roteiro - Christopher Nolan and Jonathan Nolan – Interstellar
·         Melhor música - Hans Zimmer – Interstellar
·         Melhor maquilhagem - David White and Elizabeth Yianni-Georgiou – Guardians of the Galaxy
·         Melhor indumentária - Ngila Dickson em Drácula Untold
·         Melhores efeitos especiais/efeitos visuais - Paul Franklin, Andrew Lockley, Ian Hunter and Scott Fisher – Interstellar
·         Melhor passagem de Comic para Motion Picture - Guardians of the Galaxy
·         Melhor filme independente - Whiplash
·         Melhor filme thriller – Gone Girl
·         Melhor edição de filme - James Herbert and Laura Jennings – Edge of Tomorrow
·         Melhor produção gráfica - Nathan Crowley – Interstellar

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Behind the Director ... Alejandro González Iñárritu

Biografia____________________________________

Nasceu a 15 de Agosto de 1963 no México. Filho de Luz María González Iñárritu e Héctor Gama. Deixou os estudos com 16 anos acabando por trabalhar numa mercearia. Porém, acabou para voltar aos estudos especializando-se em comunicações pela Universidade Iberoamericana.
Iniciou a sua carreira artística no mundo da música em 1984, tendo trabalhado durante algum tempo na rádio mexicana WFM. Acabou por compor algumas músicas para alguns filmes mexicanos como Garra de Tigre (1989).
Nos anos 90 ficou encarrega da produção na companhia Televisiva (a principal cadeia de televisão do México), acabando por criar a sua própria companhia de produção televisiva (Zeta Films), propaganda, curtas metragens e programas televisivos.
Atualmente, é casado com Maria Eladia Hagerman e ambos têm dois filhos: Maria Eladia Iñárritu e Eliseo Iñárritu. Antes destas duas crianças, o casal teve um filho que teve problemas durante o nascimento acabando por falecer.


Cinematografia_______________________________

O nosso realizador da semana estreou-se no grande ecrã com Amores Perros em 2000, filme que envolve várias histórias diferentes num acidente de carro. Em 2003 surge-nos 21 gramas, que faz parte da triologia de Amores Perros, envolvendo novamente várias histórias em redor de um trágico acidente de viação. A curiosidade é o título do filme que se refere a uma teoria de 1907 sobre o peso da alma. Babel, de 2006 é o terceiro, onde alguns factos trágicos acontecem de uma forma completamente aleatória em vários pontos do globo, mas que têm todas a ver. Se os dois filmes anteriores não tinham catapultado Alejandro, Babel foi aquele que o deixou nas boas graças de Hollywood! Biutiful chega-nos em 2010 com Javier Bardem a interpretar um homem que se vê a questionar tudo na sua vida desde a morte à paternidade. Mas o momento de verdadeiro estrelato surge em 2014 quando o realizador nos brinda com Birdman que nos traz a história de um actor que entra em fase decadente na carreira, e que tem relações conturbadas com a sua ex-mulher, filha e agente. O último filme com que o espanhol nos brindou foi no ano de 2015, o Renascido conta a história de um homem que procura vingança pela morte do seu filho durante a Guerra Civil Americana. Alejandro fica na história por ter realizado o filme que valeu o Óscar de melhor actor a Leonardo DiCaprio ao fim de algumas nomeações.

Prémios_______________________________________

Ao longo do seu percurso artístico este ganhou diversos prémios entre eles:

. O Óscar de melhor Director por O Renascido (2016). Tornando-se assim o segundo Óscar consecutivo e o terceito diretor a ganhar dois Óscares consecutivos.
. O Globo de Ouro por Melhor Direção e Melhor Filme Drámatico por O Renascido (2016)
. Óscar de Melhor Diretor por Birman (2015)
. O Globo de Ouro por Melhor Roteiro por Birdman (2015)
. Ganhou um prémio especial no Independent Spirit Awards por 21 Gramas (2003)
. Melhor Realizador no Festival de Cannes por Babel (2006)
. BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro por Amores Perros (2000)
. Prémio da Critica no Festival de Cannes por Amores Perros (2000)