domingo, 27 de março de 2016

Dallas Buyers Club (2013)

Sinopse______________________________________



Dallas Buyers Club é um filme biográfico que nos conta a história de Ron Woodroof, um dos muitos infectados pelo vírus da SIDA em 1985. Ron não aceita que tem esta doença que, durante muitos anos, foi considerada a doença dos homossexuais. Quando os médicos lhe dão apenas meses de vida este não se conforma e começa a arranjar inúmeras formas de conseguir medicamentos clandestinos para uso próprio. Acaba por entrar numa rede de contrabando de fármacos não aprovados pela FDA. No meio de tudo isto Ron conhece Rayon, um travesti na mesma situação que ele acabando por reunir um negocio à volta de arranjar a “cura” para pessoas igualmente infectadas com o vírus do HIV.

Opinião______________________________________

A representação de Matthew McConaughey é fenomenal merecendo o Óscar de melhor ator. Não só mostra toda uma evolução da personagem afectada com a doença, como a força de vontade para sobreviver e arranjar meios de se suster. Para não falar das imensa transformação corporal do ator. Conhecemos outros trabalhos de Matthew, como no Magic Mike, e a comparação do personagem interpretado por ele neste filme é completamente diferente da composição corporal que Matthew apresenta no Dallas Buyers Club.


Igualmente fenomenal foi a representação de Jared Leto como tranvesti e toxicodependente merecendo igualmente o Óscar de melhor ator secundário. Todo os gestos femininos assim como o comportamento de um toxicodependente infetado por SIDA a lutar contra o vício e contra a doença.



É um filme emocionante, com relatos reais dessa década e as dificuldades que todos os infetados pela doença tiveram de enfrentar muitos sem sucesso. Filme para quem não viu, ver. 

domingo, 20 de março de 2016

Behind the Actor - Nicolau Breyner


Biografia________________________________________



Nasceu a 30 de julho de 1940 em Serpa. Filho de agricultores, mudou-se com os pais para Lisboa onde estudou canto e juntou-se ao coro da juventude musical portuguesa. Na altura para ingressar na faculdade, escolheu direito com o objetivo de se tornar diplomata, porém desistiu da ideia optando pelo curso de canto e depois teatro no conservatório nacional. estreou-se como ator na peça “ Leonor Telles” de Marcelino Mesquita. Foi durante as suas atuações em papeis cómicos, junto de Laura Alves, que se tornou famoso pelo público, tornando-se um dos mais bem sucedidos atores da sua geração. Após o 25 de Abril de 1974 concebeu o seu primeiro programa televisivo, Nicolau no País das Maravilhas, aonde lançou um aspirante a humorista hoje muito conhecido, Herman José.

É nos inícios da década de 1980 que surge como ator e, simultaneamente, diretor de atores e co-autor do guião da primeira novela portuguesa, Vila Faia (1982). Segue-se a fundação da NBP Produções, hoje Plural Entertainment, a sua própria produtora de televisão, onde será administrador, produtor e realizador; atividades que fazem dele um verdadeiro precursor da indústria de ficção televisiva em Portugal.
Ao longo dos tempos participou em diversos projetos, sendo uma figura já esperada em novelas e filmes portugueses. Participou em inúmeras novelas e conta com quase 50 participações no cinema. Uma das suas participações mais recentes é o filme “ os Gatos não têm vertigens” em 2014, aonde interpreta um “ fantasma” ou alucinação na vida da sua esposa, interpretada por Maria do Céu Guerra . Morreu a 14 de Março de 2016, aos 75 anos, na sua casa de Lisboa, vítima de ataque cardíaco.

Cinematografia_______________________________


Um ator conhecido por trabalhar em inúmeras novelas portuguesas, também deixou a sua marca no cinema nacional. Estreou-se em 1961 com o filme Raça. Dos seus filmes mais recentes, destacamos a sua participação em Call Girl (2007) de António Pedro Vasconcelos em que o nosso Nico interpretava o papel de Carlos Meireles. Para além deste filme, Nicolau Breyner passou ainda por filmes como A Bela e o Paparazzo (2009), Comboio Noturno Para Lisboa (2013) , 7 Pecados Rurais (2013) e os seus dois mais recentes Os Gatos Não Têm Vertigens e Virados do Avesso ambos de 2014.
Não desfazendo em nenhum dos filmes em que Nicolau Breyner tenha participado, acreditamos que Comboio Noturno Para Lisboa tenha sido um dos filmes com maior visibilidade internacional. O facto de contracenar com atores como Jeremy Irons, Christopher Lee entre outros, deve ter sido no mínimo algo do outro mundo (imaginamos nós).


7 Pecados Rurais talvez deva ser um dos filmes portugueses mais falados do ano 2013. Trata-se da história de Quim (João Paulo Rodrigues) e Zé (Pedro Alves) que reencontraram duas primas afastadas na nossa capital. A história acaba por sofrer uma reviravolta quando estes dois se vêem no Céu. No seu julgamento final, Deus (Nicolau Breyner) acaba por lhes dar uma segunda oportunidade, segundo determinadas regras. Resta saber se a segunda oportunidade foi ou não bem aproveitada.




Faz todo o sentido que este seja o nosso último destaque da carreira de Nicolau. Em Os Gatos Não Têm Vertigens interpretou o papel de Joaquim, marido de Rosa (Maria do Céu Guerra), que morre subitamente deixando a sua mulher sozinha. Rosa acaba por conhecer Jó (João Jesus) que invade o pátio do seu prédio. É um filme que trata a solidão e a importante e dolorosa fase do luto. 




Prémios______________________________________


Nicolau Breyner foi um ator com reconhecimento dado não só em Portugal como também internacionalmente. Entre prémios e nomeações destaca-se a sua nomeação no Festival de TV de Montecarlo pelo papel na série "Os Compadres". 



Venceu também em Portugal 2 Globos de Ouro em 5 nomeações, pelo papel em "Os imortais" em 2003 e com os papeis em "Kiss me" e "O milagre segundo Salomé" em 2004. Concederam-lhe também os prémios de carreira nos Galardões da revista TV7Dias em 2011 e O Golden Dolphin de carreira no Festróia em 2008.

segunda-feira, 14 de março de 2016

The Dressmaker (2015)

Dos últimos filmes de 2015 de Kate Winslet. Um pequeno drama com um toque de comédia e de crime que o torna único e imperdivel !

Sinopse______________________________________


A povoação de Dungatar leva um valente susto quando  Myrtle Dunnage decide regressar à sua terra Natal. Após a morte sinistra de Stewart  Pettyman, da qual a única testemunha ocular fora uma pessoa: Myrtle (Kate Winslet). Esta acaba por ser o bote espiatório de uma sociedade fútil, infantil e mesquinha vendo-se obrigada a abandonar Dungatar e fugir para Paris.
Decide então regressar, cerca de 30 anos depois em busca de respostas para as perguntas que a levaram a sair da povoação bem como para reencontrar a sua mãe que é dada como louca pelos cidadãos. 
Durante o tempo em que esteve fora de Dungatar, Myrtle aprefeiçou a arte da costura, tornando-se numa modista de renome causando inveja no povo feminino e atração por parte dos homens. 


Opinião______________________________________


De uma forma geral, o filme é um pouco mórbido mas engraçado. A conspiração de uma sociedade contra uma pessoa que acaba por levar a questionar sobre a veracidade de certos factos, acaba por tornar The Dressmaker (preocupantemente) atual. 
Não tem um final usal o que o torna ainda mais interessante. Para não falar que o ator Liam Hemsworth aparece em tronco nu (para o público feminino pode ser um factor a favor). Para além disso, o vestuário é extremamente interessante!
Em termos de atores, não viamos a Kate Winslet a fazer este tipo de papel, mas devemos dizer que ficámos agradavelmente surpreendidos. 

domingo, 6 de março de 2016

Behind the Actress - Brie Larson

Em semana do dia da mulher, nada como celebrar a vitória da californiana Brie Larson na cerimónia da passada semana em Hollywood!


Biografia________________________________________




Brianne Sidonie Desaulniers nasceu a 1 de outubro de 1989 sendo natural da Califórnia, embora tenha começado a viver em Los Angels após a separação dos pais, acabando por ficar a morar com a mãe e a irmã. Para além da representação, os gostos da atriz incluem fotografia, treino de animais, decoração de interiores e música.
Iniciou a sua carreira artística com uma participação no The Tonight Show With Jay Leno, tendo feito outros trabalhos no grande ecrã.
Brie Larson acabou por revelar também algum talento a nível musical. A sua paixão pela música acabou por lhe valer o lançamento de alguns singles tais como “She Said” e “Life After You” no ano 2005.


No que concerne á sua vida pessoal, é uma atriz discreta aos media (pelo menos era antes do início deste ano). É referido que não tem contacto com o pai desde há 10 anos.

Cinematografia_______________________________



 Brie Larson estreou-se no cinema com 15 anos com um pequeno papel em De repente, Já nos 30, uma comédia romântica protagonizada por Jennifer Garner. Depois de mais uns papéis menos importantes ganha algum relevo em 2006 no filme Hoot onde interpreta a personagem feminina principal. Mas as portas da fama começam a abrir-se para a californiana em 2013 onde já se torna relevante no filme sobre o galã Don Jon onde faz de Monica, mas o mundo vê a sua capacidade de representação no drama romântico The Spectacular Now, onde contracena com Miles Teller, outro dos nomes em ascensão no cinema Hollywoodesco.

Mas nesse mesmo ano interpreta Grace em Short Term 12, um drama que nos deixa colados ao ecrã, principalmente devido à sua interpretação como membro do staff de uma residência de tratamento. Em 2015, chega o ano de ouro da jovem atriz, que é a par do talentoso miúdo Jacob Tremlay protagonista em Room, onde interpreta uma mulher mantida em cativeiro pelo pai do seu filho (resultante da violação), que faz de tudo para explicar ao rapaz o mundo lá fora, e ao mesmo tempo arranjar uma maneira de fugir do quarto onde estão presos.



Prémios______________________________________



Brie Larson já conta com 53 Nomeações em que 46 ganhou os prémios. Dentro destes prémios já pode contar, devido à sua atuação em Room, com os principais prémios de Melhor Atriz nos Óscares, Globos de Ouro e Bafta. Ganhou também diversos prémios na sua atuação no filme Short Term 12, embora o auge da sua carreira tenha sido agora em 2016.


Proxima estreia______________________________


O próximo filme de Brie Larson ainda não tem qualquer tipo de imagens divulgadas, mas já sabemos que a atriz irá interpretar Justine num filme sobre gangs passado na cidade de Boston em 1978, que terá o nome de Free Fire.