segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Behind the Actor - Daniel Day-Lewis

Biografia________________________________________



Daniel Day-Lewis nasceu a 29 de Abril de 1957 em Londres, filho de uma atriz e de um poeta desde cedo se percebeu que o destino de Daniel era brilhar. O seu avô materno era nada mais nada menos que Sir Michael Balcon que fora diretor dos prestigiados Ealing Studios, estúdios de renome por terras de sua majestade.

Com uma fraca ligação ao pai deixou os estudos aos 13 anos para começar na representação conseguindo um papel em Sunday Bloody Sunday. Com o papel surgiu a paixão pela representação que se dedicou então a estudar, enveredando pelo Teatro onde aprofundou os seus conhecimentos ao acompanhar companhias de renome como a Old Vic e a Royal Shakespeare Academy onde amadureceu no que à representação diz respeito. Gabriel Kane nasceu em 1995 e é fruto da sua relação com Isabelle Adjani. Mas em 1996 casa-se com Rebecca Miller, também ela atriz, com a qual ainda é casado atualmente e de quem tem 2 filhos.


Cinematografia_______________________________


Como já tínhamos referido Day-Lewis estreou-se com um pequeno papel em Sunday Bloody Sunday em 1971, e como já tínhamos dito só voltou à representação no cinema 10 anos depois e em 1982 entra em Gandhi filme que rendeu a Ben Kingsley. My Beautiful Laundrette em 1985 lançou-o para o estrelato, este filme que retratava a história de amor entre um árabe e um inglês deixou a crítica louca principalmente porque estreou em Nova Iorque ao mesmo tempo que A Room With a View onde a personagem interpretada por Day-Lewis é um oposto da outra mostrando à critica o quão versátil podia ser. The Unbearable Lightness of Being (1988) mostra-nos a história de um trio amoroso, num filme com argumento baseado numa obra de Milan Kundera onde o nosso visado desta semana interpreta o papel de Tomas num romance passado em Praga.

Em 1989 Day-Lewis interpreta um doente com paralisia cerebral que apenas consegue controlar o seu pé esquerdo, usando-o para pintar e escrever. O ator tomou a decisão de não sair da cadeira de rodas mesmo quando não estava em filmagens para compreender aquilo que a personagem que interpretava passava. Em 1992 volta com The Last of the Moicans onde interpreta um moicano que quer proteger a sua filha de um coronel britânico durante a guerra. O ano seguinte traz-nos In the Name of the Father onde interpreta um irlandês acusado de participar num atentado do IRA. Depois de um período onde a sua carreira passou completamente para segundo plano por causa de algumas más criticas consecutivas, onde Lewis chegou mesmo a viver durante 5 anos em Itália onde trabalhava como sapateiro para espairecer, Martin Scorcese convence-o com nomes de luxo (DiCaprio) e com a ajuda do dono da Miramax, para ser um talhante em Gangs of New York (2002), talhante esse líder de um gang que disputa com os irlandeses o controlo da cidade. 2007 traz-nos There Will be Blood onde interpreta o dono de umas minas de prata, pai solteiro que descobre uma cidade onde o petróleo está a começar a aparecer, e que vai trazer à personagem vários conflitos. O último trabalho do ator que nos é conhecido surge-nos em 2012 onde com a sua versatilidade interpreta aquele que é um dos presidentes dos Estados Unidos mais amados de sempre, Abraham Lincoln.


Prémios______________________________________


Daniel Day-Lewis é um ator super premiado. No seu currículo conta com 3 nomeações nos SAG Awards, das quais venceu as 3. As 7 nomeações dos Globos de Ouro renderam-lhe 2 prémios.


Nos BAFTA tem 4 prémios em 6 nomeações, mas o reconhecimento do seu talento é mostrado mesmo no mais importante prémio de todos, é que em 5 nomeações Day-Lewis ganhou 3 Óscares de Melhor ator pelos seus papéis em My Left Foot, There Will be Blood e Lincoln, sendo neste momento aquele que mais prémios destes tem!

Sem comentários:

Enviar um comentário