domingo, 6 de dezembro de 2015

Behind the director: Hayao Miyazaki

Biografia___________________________________


Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki nasceu a 5 de Janeiro de 1941 na cidade de Tóquio. É o filho do meio da família, em que o seu pai trabalhava numa fábrica do tio de realizador onde construía lemes para aviões. Entre os seus 3 e 5 anos teve de mudar de cidade 2 vezes por causa da 2ª Guerra Mundial. Mais tarde foi diagnosticada à sua mãe uma tuberculose espinhal, que a deixou acamada por 9 anos. No seu último ano no colégio Toyotama High assiste ao 1º filme de animação japonês, Hakuja Den produzido pela Toei e que fez com que o génio se interessasse pelo mundo da animação.
Depois de 3 meses de treino, em 1963 o realizador começou a trabalhar para a Toei como intervalador, que trata de fazer a animação do filme segundo as “marcas” dadas pelos animadores chefes. Foi quando trabalhava na Toei que começou a namorar com Akemi Ota.
Em 1971 deixa a Toei e junta-se à A-Pro que deixaria 2 anos depois para rumar à Zuiyo Pictures. Em 1985 cria o famoso Estúdio Ghibli dois anos depois da morte da sua mãe. Em 1996 graças ao enorme sucesso é assinado o acordo Disney-Tokuma que permitiria à Disney distribuir todos os filmes do estúdio exceto no Japão.

Filmografia__________________________________

O Castelo de Cagliostro foi o 1º filme do realizador que se lançou assim em 1979 para uma longa carreira recheada de sucessos. Nausicaä do Vale do Vento em 1984 é o filme que lança Miyazaki para o estrelato, filme esse que conta a história da pequena princesa do vale do vento que tenta perceber como funciona uma floresta tóxica e perceber como salvar o seu povo. Depois deste filme é criado o famoso Estúdio Ghibli que nos primeiros 3 anos lança dois filmes estrondosos, O Castelo no Céu (1986) e Meu Vizinho Totoro (1988), este último é referido em muitos lados como auto biográfico visto retratar os anos passados pelo realizador durante a hospitalização da mãe. 
Em 1992 o filme de Miyazaki chega-nos de avião, Porco Rosso: O Porquinho Voador, que conta a história de um aviador com cabeça de porco, este filme é visto como uma crítica contra a guerra e os seus abusos, e como tentativa de desmistificar um pouco aquilo que é um herói. 
Os anos seguintes trazem-nos mais obras-primas, Princesa Mononoke (1997), mas acima de tudo A Viagem de Chihiro (2001), que conta a história de Chihiro que fica “chateada” com a mudança de casa para outra cidade visto ter que deixar para trás todas as suas lembranças e amigos. Na nova cidade vê os pais transformarem-se em porcos, e enfrenta uma aventura para encontrar a bruxa Yubaba para desfazer o feitiço que se abateu sobre os seus pais. Nos anos seguintes é lançado O Castelo Andante (2004), Ponyo à beira-mar (2008) e por fim em 2013 o seu último trabalho Nas Asas do Vento, que conta a história de Jiro Hirokishi que se torna engenheiro aeronáutico e se apaixona por Naoko. Mais tarde descobre que Naoko tem tuberculose. Já depois de casados e a viver juntos Naoko despede-se apenas com uma carta, mas Jiro desenha os caças da Força Aérea Japonesa, sendo que durante um teste do seu avião sente a morte de Naoko.

Prémios______________________________________



Miyazaki teve o seu génio reconhecido no mundo da animação, mas além disso foi nomeado para um BAFTA, Para um Saturn Award, e 3 vezes para os óscares, sendo que aí levou em 2003 para casa o Óscar de Melhor Filme de Animação com A Viagem de Chihiro. Mais uma enorme maneira de reconhecer o seu génio, em 2015 foi-lhe atribuído um Óscar a reconhecer a sua brilhante carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário