sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Hacksaw Ridge (2016)

Hacksaw Rigde é o equivalente ao Sniper Americano (American Sniper, 2014): ambos histórias reais e ambos histórias de heróis de guerra. Sinceramente, parece que gostámos mais do Hacksaw Ridge mas acabam por ser ambos bons filmes!

Em Hacksaw Ridge passa-se durante a 2ª guerra mundial, no momento em que os EUA se encontram na conquista da ilha de Okinawa (Japão). Durante este filme é destacada a 77ª divisão de infantaria do exército militar americano (também conhecida pela divisão da liberdade, uma vez que a insignia desta divisão era a estátua da liberdade). Na 77ª divisão encontra-se Desmond Doss (Andrew Garfield), um individuo que se alista para o exército não querendo matar ninguém, mas sim salvar quem puder. Esta crença leva-o a passar o Inferno dentro do quartel.


Este é um filme que fala sobre a integridade pessoal de Desmond Doss. Alguém que conseguiu sobreviver à guerra sem carregar nenhuma arma, nem matar ninguém pelo caminho estando na frente de batalha! Quando chegou ao seu país de origem, Desmond Doss recebeu a Medalha de Honra dada pelo presidente dos EUA que na altura era Harry Truman, tornando-se o primeiro soldado (e até ao momento o único) em regime de objecção de consciência a receber tal reconhecimento.

É também interessante repararmos na luta em prol da sua própria consciência de Desmond Doss em comparação com a dos japoneses. É conhecido que durante algumas guerras houveram individuos que ou por não estarem aptos a lutar pelo seu país ou por terem perdido determinadas batalhas durante a guerra, se acabavam por suicidar.

Hacksaw Ridge encontra-se nomeado para 6 Óscares da academia, incluindo o Óscar para melhor actor em papel principal para Andrew Garfield. O filho de Desmond Doss, quando viu a prestação do actor que iria representar o seu pai, ficou emocionado. Mel Gibson (director do filme) acrescenta que, caso Desmond Doss fosse vivo nesta altura, tinha-lhe sido atribuido o papel de presidente dos EUA.

Em geral, consideramos que é um excelente filme, muito bem conseguido e com uma mensagem muito forte!

Deixamos-vos aqui uma pequena homenagem que a igreja Adventista do 7º dia prestou a Desmond, onde podemos ver o próprio a discursar.


Sem comentários:

Enviar um comentário