segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O déjà vu de todos os Natais!

“It’s this wonderful time of the year…” Not really!!


Está a chegar aquela altura do ano em que as pessoas em geral estão mais sensíveis às carências sociais e mais dadas a ajudar o próximo. A maravilhosa época natalícia não é só prendas e “Black Fridays”, trata-se também de amor e compaixão entre todos. De facto, um tempo muito feliz… quase, porque assim que ligamos a TV fica logo deprimente!

Porquê televisão pública?! Porque é que num tempo tão feliz temos de ver o Home Alone (1991): o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto (se houvessem estes dois, não queremos dar ideias!)! Já temos o Cristiano Ronaldo a passar na TV com as brincadeiras da MEO, não queremos mais trocadilhos com piadas tão gastas como o fígado e restantes órgãos do Macaulay Culkin (Kevin no Home Alone).  Para quem não sabe, este filme é de 1991! Provavelmente desde que estreou que passa na TV! Já são 25 anos de Home Alone! Porque não mudar para outra coisa que traga novidade? Que tal o Pitch Perfect (2012)? É também uma comédia. É mais recente e têm pegado na sua história recentemente, pelo menos. 


Depois da exaustão de Home Alone temos as sagas (que quase se transformam em chagas!) de Harry Potter e Lord of Rings. Mas para estes temos solução quase imediata: caso os canais de TV pública não saibam o Hobbit (2012) saiu há 4 anos! UAU! Quem diria que existem filmes para além do Lord of Rings: The Fellowship of the Ring e os outros que tais e que são novidade para o público. Nunca tal! Já agora, porque não passar o Star Wars? É uma saga, é mais velho que o Home Alone e os estúdios estão novamente a pegar nesta saga! Pode não ser novidade para muita gente, mas qual foi o último Natal em que passou Star Wars na televisão pública?


Não nos esquecemos de outros filmes que tais! “Cuidado com os ogres!” Dizem eles… E nós respondemos “Cansados dos ogres!”. Shrek 1, Shrek 2 , Shrek 3, … Já percebemos! São verdes tipo o Grinch, gostam de dar puns, e não têm tanto mau feitio quanto pensávamos. Admitimos: estávamos errados em relação à vossa conduta de ogres. Afinal vocês são fixes!... Mas por favor, deem lugar a um filmezinho que o pessoal não esteja já cansado de ver? Sei lá… Que tal o Big Hero (2014)? Ou o Howl’s Moving Castel (2004) para cultivar os espetadores ao cinema japonês?



E para quem quer ver aqueles bons filmes à noitinha? Que tal Dallas Buyers Club (2013)? Um belo de um filme para esta quadra natalícia. As ideias que o Natal transmite estão lá todas, mas de uma forma pouco convencional! Ou o Austrália (2008) para pessoas mais sensíveis e que procurem um filmezinho mais romântico e aconchegante. 


Vamos televisão pública! Nós acreditamos em vocês!


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O que não sabes sobre a Comic Con - Portugal

~ O Início

San Diego Comic-Con Internacional foi fundada em 1970 por Shel Dorf, Richard Alf, Ken Krueger, Mike Towry, Barry Alfonso, Bob Sourk e Greg Bear, um grupo de fãs de banda de desenhada e filmes de ficção científica.
Quando fundada a convenção era chamada de Golden State Comic Book Convention sendo que ao longo do tempo passou a ser denominada como Comic-Con International: San Diego ou popularmente conhecida como Comic-Con.
A primeira convenção realizou-se durante três dias atraindo 300 pessoas. Teve como palco o US Grant Hotel de 1 a 3 de agosto de 1970, sendo que posteriormente outros locais como o hotel de El Cortez, a Universidade da Califórnia em San Diego e o Salão Dourada puderam ser os anfitriões desta conferência, antes de ser movido para o San Diego Convention Center em 1991. 
Resultado de imagem para comic con
A Comic-Con é uma convenção multigénero de entretenimento realizada anualmente, durante quatro dias. Esta evoluiu ao longo do tempo, sendo que atualmente para além de incluir as bandas desenhadas e filmes de ficção científica, abrange também géneros como horror, animação, anime, manga, brinquedos, jogos de cartas colecionáveis, jogos de vídeo, webcomics e romances de fantasia.

Todos os anos convida e trás não só atores acarinhados pelas diversas séries ou filmes, como também criadores de bandas desenhadas, autores de ficção científica ou fantasia e diretores de televisão, produtores e escritores etc.

A grande característica deste evento não é só a popularidade que tem ganho ao longo dos tempos mas sim o conceito. Qualquer pessoa poderá vestir-se da sua personagem preferida e poder fazer parte não só como expetador mas quase como um elemento envolvente do projeto.

Resultado de imagem para comic con

Este grande evento estreou-se em Portugal em 2014 na Exponor, sendo que a partir dai todos os anos realiza-se esta conferência com bastante aderência dos portugueses.

~ Cinema & Comic Con

Apesar dos mediáticos cosplay de personagens (maioritariamente) de anime, manga ou até mesmo de jogos de vídeo, este evento também alberga o “cinema tradicional”. Este ano a Comic Con trouxe-nos alguns estúdios e canais de televisão até nós como o Warner Bros. Portugal (apresentou as suas estreias para o ano que aí vem), SyFy (com ante-estreias e estreias de algumas séries), AMC, AXN, entre outros.

A Comic Con costuma “privilegiar” os fãs das grandes sagas ou filmes de cinema japonês também por nós conhecidos. Entenda-se Senhor dos Anéis, Harry Potter, Princesa Mononoke, Guerra das Estrelas, ou outros. De uma maneira geral, mesmo que não haja no programa algo relacionado com algum destes, aparece sempre alguém a fazer cosplay de uma personagem relacionada com estes filmes, ou até mesmo stand de vendas de produtos relacionados com eles.

Resultado de imagem para comic con portugal


~ Atores que já vieram

Em anos anteriores já passaram alguns actores por nós conhecidos. 2014 foi o ano em que Natalie Dormer (Cressida nos Jogos da Fome  e que participa também na série Game Of Thrones), Paul Blackthorne (Quentin Lance na série Arrow), Morena Baccarin (Vanessa no Deadpool e que também  participou nas séries V e Segurança Nacional) pisaram o palco da Comic Con.


O ano passado o evento acolheu John Noble (Denethor no Senhor dos Anéis), Mark Osborne (director dos filmes Panda do Kung Fu, O Princepezinho entre outros) e Nathalie Emmanuel (Ramsey no Velocidade Furiosa 7). Para além destes atores contou ainda com a presença de alguns nomes nacionais conhecidos como Maria Rueff, Maria Camões, Diogo Amaral, Tiago Santos entre outros. Também Shannon Elizabeth (Nadia no American Pie), Tara Reid (Vicky no American Pie) e Joe Reitman estiveram no evento o ano passado.

Resultado de imagem para comic con portugal 2016 cartaz

Este ano regressou à Exponor, desta vez com convidados como Cobie Smulders ( mais conhecida como Robbie do How I met your mother” ) e Jason Isaacs (Lucius Malfoy no Harry Potter) e Katie Leung ( Cho Chang no Harry Potter).

~ Comic-Con Portugal 2016


Este ano foi assim. 





segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Behind the actor: Samuel L. Jackson



~Biografia

Samuel Leroy Jackson nasceu no dia 21 de dezembro de 1948 em Washington.  Cresceu com a sua mãe, com os seus avós e parentes maternos no Tennessee. Somente viu o seu pai duas vezes, sendo que este morreu por causas relacionadas com alcoolismo. Samuel foi um ativista durante os anos 60 apoiando Martin Luther King Jr. acabando por participar no funeral deste como recepcionista.


Este ator é casado desde 1981 com Latanya Richardson com a qual tem uma filha, Zoe. Samuel L. Jackson tem várias paixões na vida para além do seu trabalho:  joga golfe, é fã de futebol americano e basquetebol.
Este é um daqueles atores com quem crescemos a ver TV ou a ir ao cinema. Já entrou em inúmeros filmes, sendo que apenas vamos citar alguns. Já deu voz em filmes de animação como no filme The Incredibles, como faz parte da longa saga dos filmes dos Vingadores como Nick Fury.


Ao longo da sua carreira, tem o hábito de nos trazer personagens fortes com frases apelativas mesmo quando o seu papel é um pouco secundário. Contudo não deixa de ser um ator acarinhado com uma longa lista de bons filmes.

~ Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children (2016)



Provavelmente, um dos filmes mais recentes deste ator. Para quem não viu no cinema, julgamos que terá de esperar para que saia em DVD ou pode então ler o livro deste filme (claro que no livro não aparece o Samuel L. Jackson mas pronto). O novo filme de Tim Burton conta com a participação de uma série de atores conhecidos, como por exemplo o Asa Butterfield (sim, o miúdo que entrou no The Boy in the Striped Pyjamas e em Hugo).
Neste filme,  Samuel L. Jackson faz de vilão que come olhos. É um filme de Tim Burton que mais podemos dizer para vos cativar a vê-lo se não isto mesmo?

~ Django (2012)



Este é só um dos vários filmes de Quentin Tarantino que Samuel L. Jackson participa. Temos participações em ambos os volumes de Kill Bill, o mais recente Hateful Eight, enfim… uma boa mão cheia de filmes da dupla Tarantino e Jackson.

No caso de Django, é na nossa opinião um dos melhores filmes do Tarantino e também de Jackson! O papel interpretado por Jackson é o de um mordomo numa casa de um individuo branco muito Rico. É de facto um filme com muito sangue, tipicamente de Tarantino, mas com uma história muito interessante. Se ainda não viste: por favor vê! É mesmo um bom filme!

~ Coach carter (2005)




É um filme com uns aninhos mas e então? O vinho do porto é bom é velho! Este filme é baseado em factos reais. Fala sobre uma equipa de basquetebol formada no secundário por uns jovens (na sua maioria) problemáticos e pouco habituados a serem contrariados.
Samuel L. Jackson faz de Kim Carter, o treinador, e mostra a estes jovens o quão ligado o desporto está às boas maneiras e à transmissão de valores para os seus praticantes. É um filme intemporal que merece, sem sombra de dúvidas, o nosso destaque.

~ Unbreakable (2000)




Este filme já conta com uns 16 aninhos, contudo não deixa de ser uma surpresa agradável quando ligas a TV e ali está ele.
Unbreakable conta-nos a historia dos extremos. Ora por um lado temos um homem que nunca fica doente nem magoado, quase como se fosse um super herói, e por outro um homem que ao mínimo toque quebrasse todo. Este último é protagonizado por Samuel L. Jackson que apesar da descrição anterior fazer apelar pela nossa simpatia não é de todo uma personagem digna de tal, pelo contrario é o grande vilão, o anti herói deste filme.
Juntamente com Bruce Wills tornam este filme digno de um 7,2 no imdb.


~ Shaft (2000) 




Quem conhece Samuel L. Jackson conhece este filme.
O valentão detective, que apesar de toda a sua pose de homem perigoso quase como um fora da lei, não descansa sem encontrar forma de encontrar e trazer o verdadeiro responsável à justiça.
Não é dos melhores filmes deste ator, mas continua a ser um clássico.